terça-feira, 28 de junho de 2011

Como solicitar livros

Chegou a hora mais interessante: solicitar novos livros!

Se você é Plus e já possui créditos, pode solicitar novos livros. Entenda como:

Logo que você entra na aba PLUS, aparece um campo de pesquisa com um botão "Buscar Livro". Até aí nenhuma novidade, você digita o título / autor / editora do livro que deseja buscar e clica no botão.

Dependendo da pesquisa pode retornar um ou mais livros. Todos eles irão aparecer com um botão "disponível" abaixo. Se o botão estiver verde significa que pelo menos um usuário Plus disponibilizou o livro para troca (mas o livro pode estar ativo ou não, veremos mais abaixo). Se o botão estiver cinza significa que nenhum usuário Plus tem aquele livro para troca.

Quando você clicar no botão "disponível" verde, caso você não tenha créditos, o sistema irá mostrar a mensagem "Você não possui créditos para solicitar novas trocas.". Caso possua, o sistema irá mostrar a lista de usuários que trocam aquele livro.

Nessa lista temos três opções:

Botão "Solicitar" azul: significa que o livro está ativo na estante desse usuário e você pode solicitar
Botão "Solicitar" cinza: significa que o livro (ou a estante inteira) do usuário esta pausada, então você não pode solicitar
Sem botão: significa que o usuário não é Plus, então você não pode solicitar

Os usuários podem pedir 1 ou 2 créditos pelo livro, verifique isso antes de solicitar. Além disso, verifique se o livro possui descrição ou foto. Caso não possua e você queira mais informações, pergunte para o usuário antes de solicitar.


Se estiver tudo certo e você realmente quiser solicitar o livro, clique no botão "Solicitar" e pronto. A sua solicitação irá para a lista de solicitações enviadas e ficará com o estado "Aguardando Confirmação".
O outro usuário terá 48 horas para aceitar ou recusar a solicitação, senão um botão "Cancelar" aparecerá para você e você pode cancelar e pegar o seu crédito de volta.
Caso o usuário aceite, você será avisado e o estado da solicitação fica como "Aguardando envio" por 5 dias, ou até o momento que o usuário enviar o livro.


Atenção: quando a solicitação está com estado "Aguardando confirmação" ou "Aguardando envio" e aparecer o botão "Cancelar", você pode cancelar e receberá seu crédito de volta. Caso o usuário já tenha confirmado a solicitação, e a sua estiver com um botão para marcar o recebimento do livro ("Recebido"), se você cancelar você não recebe seu crédito de volta.

Após receber o livro, marque como "Recebido" e avalie a troca.

12 comentários:

  1. Adorei as dicas! Realmente valiosas! Estarei acompanhando o blog para saber mais sobre este site tão incrível! rs'


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma forma de colocar o estado do livro que temos, quando o colocamos na estante (para o uso do Plus)? Muitos me enviam msg perguntando isso e não sei se existe um espaço pré-definido para isso. Obrigado - ah! Conheci há pouco tempo e achei a ideia sensacional, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não encontrei uma forma de contato,mas gostaria de sugerir que o blog aborde sobre as funcionalidades do Skoob que a grande maioria dos usuarios não utiliza.

    ResponderExcluir
  4. Nícolas, pode enviar um email para manualdoskoob@gmail.com e sugerir o que tu quer ver aqui. Ou pode mandar diretamente já o "manual" da funcionalidade e publicamos!

    ResponderExcluir
  5. O que significa a estante estar pausada?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho que ter Créditos pra Solicitar livros né? Responde nesse e-mail por favor, wynne.2020@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela dica. Já tava puto aqui com o botão "solicitar"cinza...

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de saber se, a pessoa acerta a troca e não envia o livro oq acontece ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela aceitar e, depois de cinco dias, ainda não tiver realizado o envio, tu pode cancelar a troca e o crédito volta pra ti.
      Se ela já tiver enviado (com código de rastreamento, que é obrigatório), se tu cancelar o crédito não volta. Nesse caso, se tiver algum problema, tem que entrar em contato com os administradores do site.

      Excluir
  9. Oiiii, não sei se você vai poder me ajudar. Meu namorado tb é Plus e disponibilizou alguns livros para troca, porém achou estranho nao ter recebido nenhum pedido varios dias depois. Até que dei uma busca em um dos titulos e os livros dele aparecem na busca porém na parte de "solicitar" tem INDISPONÍVEL. Vc sabe por quê!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve verificar se a estante ou os livros não estão pausados para troca.
      Entra na página do Plus (por dentro do Skoob). Logo na página inicial deve aparecer "Seus livros estão DISPONÍVEIS para troca, para pausar clique no botão ao lado".
      Se estiverem disponíveis, entra no menu "Meus livros" e verifica se não estão pausados. Pode ficar com alguns livros ativos e outros pausados sem problemas.
      Pelo aplicativo é mais chatinho de ver, então aconselho a fazer pela web mesmo.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir